História do Kickboxing

No Mundo..

Muay Thai  é uma arte marcial muito dura que teve a sua origem  na Tailândia. Há evidências de que ela pode ser identificada até uma forma de boxe antigo utilizado pelos soldados siameses chamado Muay Boran. Durante a era Sukothai (1238 - 1377), Muay Boran começou a transição para um meio de promoção pessoal da nobreza, bem como um estilo  para os guerreiros praticarem e a sua evolução continuou quando o rei Chulalongkorn (Rama V) subiu ao trono da Tailândia em 1868. Sob a liderança pacífica de Chulalongkorn, a arte transformou-se numa forma de exercício físico, defesa pessoal e recreação. Além disso, começou a ser praticado em eventos como um desporto e as regras foram adotadas, o que incluiu o uso de luvas e outros equipamentos de proteção.
Em 1920, o termo Muay Thai começou a ser utilizado, separando-se da arte mais antiga de Muay Boran.
Muitos anos depois, um promotor de boxe japonês com o nome de Osamu Noguchi teve conhecimento da arte marcial  Muay Thai. Ele queria promover um estilo de arte marcial que se mantivesse fiel ao Karate em alguns aspetos, mas que permitisse contato total nas suas técnicas, o que o Karate não permitia. 
Em 1966, ele juntou três lutadores de Karate contra três praticantes de Muay Thai numa competição de contato total. Os japoneses venceram esta competição por 2-1. Noguchi e Kenji Kurosaki, outro dos lutadores japoneses  estudaram o Muay Thai e misturando-o com Karate e Boxe, formaram um estilo de arte marcial que viria a ser conhecido como kickboxing. Formando uns anos mais tarde no Japão a primeira Associação de Kickboxing.
Nos Estados Unidos o Kickboxing surgiu nos anos 70 com a mesma necessidade de haver uma arte marcial que permitisse contato total, começando por chamar-se inicialmente Karate Full-Contact.
Joe Lewis, foi um dos pioneiros do Karate de contato total e lutou pela primeira vez nesses moldes em Long Beach, Califórnia em Janeiro de 1970. Foi Lewis quem contatou o inovador Karateca Mike Anderson tendo em vista a organização e promoção do novo desporto Karate Full Contact, como era chamado na época. Karate Full Contact, agora chamado de Kickboxing, nasceu oficialmente em Los Angeles, em Setembro de 1974, 
O Kickboxing começou a ganhar popularidade em todo o mundo tendo chegado aos dias de hoje com o reconhecimento mundial e com um sistema desportivo e de competição dependente de várias federações mundiais de renome que lhe conferem o estatuto de Arte Marcial / Desporto de Combate reconhecido por todos os seus praticantes como dos mais completos sistema de luta.

Em Portugal...


O Kickboxing começou a praticar-se em Portugal em 1975, com a designação de Full-Contact, tendo como pioneiros os Mestres Carlos Ramjanali e António Duarte.
As primeiras competições nacionais e participações internacionais de atletas Lusos aconteceram em 1977, organizadas pela Associação Portuguesa de Full-Contact.
Em 1983 Portugal recebe a sua primeira medalha de bronze no Campeonato do Mundo, organizado em Londres pelas mãos do atleta Carlos Ramjanali. Seguiram-se outras vitórias como a medalha de prata de João Freitas no Mundial de 1985 e a medalha de ouro de Fernando Jaime no Campeonato da Europa de 1986.
Em 1988 Carlos Ramjanali, Carlos Lobo, Carlos Cunha, Manuel Teixeira, João Freitas e Joaquim Lourenço fundam a Federação Portuguesa de Kickboxing e Full-Contact na Figueira da Foz.
Em 1994 a sede da Federação foi transferida para Lisboa, e as diversas Associações Distritais transformaram-se em apenas seis Associações Regionais.
Surge a filiação na Confederação do Desporto de Portugal em 1995.
O reconhecimento oficial da Federação Portuguesa de Kickboxing e Full-Contact ocorre ainda no ano de 1996 com a atribuição do estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Este passo foi fundamental para o desenvolvimento e crescimento do Kickboxing nacional. O ano viria a terminar da melhor forma possível, com o reconhecimento da modalidade pelo Comité Olímpico Português, em Dezembro de 1996, facto muito importante para a aceitação da nossa Federação nas várias Federações Internacionais.
Em 1997 foi concretizada a integração de novos membros, oriundos do Thaiboxing e do Muay-Thai, e efectuada a marcação da primeira prova nacional destas disciplinas.
Em1997 é fundada a Associação de Kickboxing e Full-Contact da Região Norte por José Barbosa e constituída na Ilha Terceira, a Associação de Kickboxing dos Açores, por Paulo Ribeiro.
O Ano 2000 é marcado pela fundação formal e legal da Associação de Kickboxing e Full-Contact do Algarve através do Prof. Arlindo Martins.Relativamente a Regulamentos, surgiu o de Alta Competição onde se destaca as normas de atribuição de prémios pecuniários, a atletas e respectivos treinadores, que sejam medalhados em Campeonatos Internacionais, medida de incentivo inédita na modalidade. Foi também instituída uma Gala Anual destinada a homenagear as figuras da modalidade que se distingam ao longo da época desportiva.
Realce para o crescimento da competição, através da organização de novas provas, como a Taça de Portugal, Ladies Open, Jovem Kickboxer do Futuro, Torneio de Absolutos e Campeonato Nacional de Formas Musicais. A verdade desportiva não foi esquecida, levando à elaboração do Regulamento Antidopagem, aprovado pelo Conselho Nacional Antidopagem e, com o apoio desta entidade, foi implementado um eficaz controlo em todas as competições. Na área da formação, foi criado um plano tendente à implementação da carreira de monitor/treinador, que levou à concretização do primeiro curso de treinador nacional.
Quanto às já tradicionais galas da Confederação do Desporto, em 2002 foi homenageado Manuel Teixeira, na qualidade de treinador e em 2003 o Carlos Ranjanali, pelos serviços prestados à modalidade no século XX.
No que respeita à vida associativa, foi formalmente concretizada a integração dos Clubes madeirenses na Associação de Desportos da Madeira (A.D.M.), que passou a ter um departamento de Kickboxing da responsabilidade de João Teixeira. Este novo modelo permitiu a organização local da modalidade, sem custos de instalação e com possibilidade de beneficiar de apoios do Instituto de Desportos da Madeira.
(Fonte: www.sporting.pt)