Disciplinas de Combate


 

Semi Contact

O Semi Contact é uma disciplina em que os Atletas têm como objectivo a marcação de máxima de pontos utilizando técnicas legais em velocidade. Nesta disciplina a eficácia das técnicas não é importante. As características principais do Semi Contact são a técnica e a velocidade, pelo que as técnicas devem ser executadas no seu verdadeiro sentido, com técnicas leves e controladas e com contacto. É uma disciplina técnica com igual ênfase nas técnicas de braços e pernas. Em cada ponto válido o Árbitro central suspende o combate e ao mesmo tempo os dois Juízes indicam a pontuação atribuída para o Atleta que pontuou.

Light Contact

A competição em Light Contact deverá ser executada, tal como o nome indica: com técnicas bem controladas. Em Light Contact os Atletas combatem continuamente até que o Árbitro Central dê a voz de comando STOP. São utilizadas as técnicas de Full Contact, mas com potência bem controlada quando atingirem as áreas legais de ataque. Igual ênfase deve ser dada às técnicas de braços e de pernas. O Light Contact foi criado como um estado intermédio entre o Semi Contact e o Full Contact. É executado com tempo corrido.

Light Contact Kickboxing

A competição em Light Contact deverá ser executada, tal como o nome indica: com técnicas bem controladas. Em Light Contact os Atletas combatem continuamente até que o Árbitro Central dê a voz de comando STOP. São utilizadas as técnicas de Low Kick, mas com potência bem controlada quando atingirem as áreas legais de ataque. Igual ênfase deve ser dada às técnicas de braços e de pernas. É executado com tempo corrido.

Full Contact

Full Contact é a disciplina de Kickboxing onde o objectivo do Atleta é atingir o seu adversário com toda a sua potência e força. As técnicas de pernas e punhos deverão ser executadas de forma a atingir as áreas legais de ataque com foco, velocidade e determinação, criando pleno contacto. As técnicas podem atingir a frente e laterais da cabeça, a frente e laterais do tronco (acima da cintura) e os varrimentos também são permitidos. O combate é disputado num Ringue.

Low Kick

Low Kick pode ser definido como Full Contact onde também existe a possibilidade de atacar as pernas do adversário (coxa, apenas do exterior para o interior e vice versa) usando a tíbia. A tíbia pode ser usada em qualquer ataque de perna às áreas de ataque legais.
Todas as outras definições são exactamente iguais às de Full Contact

Muay-Thai

Muay-thai é o nome da milenar arte marcial Tailandesa que se distingue do Kickboxing por permitir o ataque, não só com técnicas de punhos e pernas, mas também de joelhos e cotovelos.
É muitas vezes referenciado como “A ciência dos oito limbos” pelo uso extensivo das mãos, tíbias, cotovelos e joelhos nesta arte marcial.

Thai Boxing

O Thaikickboxing deriva directamente do Muaythai, a arte tradicional siamesa. Só difere no facto de:
·   ser proibido o uso de técnicas de cotovelo;
·   o agarrar será limitado;
·   o Wai Khru, a dança ritual executada no início dos combates de Muaythai, é proibido;
·   música de Muaythai durante o combate é proibida;
·   técnicas de punhos que atinjam áreas legais, têm o mesmo valor para os Juízes, que as técnicas de joelho, pernas ou qualquer outro tipo de técnicas legais.
O Thaikickboxing, como as outras modalidades de Kickboxing, requer o mesmo tipo de ringue, as mesmas categorias de peso e as mesmas regras gerais, assim como o mesmo tipo de comportamento dos Atletas e Treinadores que o exigido no Full Contact ou Low Kick.
(Fonte: www.fpkbmt.com)